A essência da atenção básica da saúde

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Arco de maguerez como estratégia de integração da teoria-prá​tica
O enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, dentro da comunidade. É um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre- preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior (SELBACH,2009).
O Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) observando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/ENF/03/2001) tem 4.005 horas, com duração mínima de quatro anos. Atualmente conta com a Coordenadora Prof.ª MS Karla Fernandes de Albuquerque e a Coordenadora Adjunta Prof.ª Ms Vera Lúcia de Almeida Becerra Péres, juntamente com os docentes e discentes elaboraram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), cujo alicerce vem sendo de fundamental importância para um formação moral e ética.
O primeiro período do Curso tem a temática Saúde, Educação e Sociedade como sendo norteadora e essencial para correlacionar os conteúdos dos componentes curriculares como Anatomia Humana; Citologia e Histologia; Enfermagem: História Profissão e Prática Social; Filosofia e Antropologia; Informática em Saúde; Metodologia do Estudo; Português, Processos de Ensino Aprendizagem; e Sociologia da Saúde, a serem discutidos em sala de aula pelos protagonista do processo de ensino e aprendizagem. A mesma também tem como objetivo garantir a interdisciplinaridade entre os conteúdos abordados e desse modo, garantir uma formação acadêmica coerente com as DCN (BRASIL, 2001).
Ao ingressar no Unipê, a partir do primeiro momento em sala de aula, ficamos cientes que precisaríamos elaborar um Diário de Campo como proposta pedagógica a fim de exercitarmos e correlacionarmos os conteúdos dos componentes curriculares com a vivência em serviço para garantir a integração teoria/prática no decorrer do processo formativo. Até o momento da visita, todos os professores que compõem e ministram os componente curriculares do primeiro período letivo nos passaram atividades que auxiliaram na compreensão da realidade que iríamos nos deparar com o transcorrer da visita. Também, um roteiro teórico-prático do que deveríamos abordar durante a visita foi apresentado ao grupo contendo perguntas fundamentais para a compreensão da atenção básica à saúde da população daquele município.
A visita ocorreu ao serviço de atenção básica à saúde chamado “Pousada” na área rural, do município do Conde - PB no dia 23 de fevereiro de 2011, no turno da manhã e objetivou oportunizar a aproximação do acadêmico ao seu futuro campo de trabalho. Ela fez parte do conjunto de instrumentos escolhidos pela proposta pedagógica do Curso para facilitar a integração teoria/prática no decorrer do processo formativo do primeiro período. Essa experiência possibilitou uma reflexão sobre o cuidado e a humanização da enfermagem na sociedade atual, bem como oportunizou conhecer as famílias assistidas pela equipe e entender a essência da atenção básica à saúde.
Em grupo, os alunos sob a responsabilidade de docentes da Instituição, visitaram uma Unidade de Saúde da Família e algumas famílias/comunidades da cidade do Conde/PB. Nestas visitas utilizou-se de um roteiro que continha questões referentes aos conteúdos do semestre, bem como da observação e da interação (entrevista) para potencializar a coleta de dados/informações para a identificação de situações problema e sistematização do Diário de Campo, observando as etapas do método do Arco de Maguerez, como elemento integrador do processo pedagógico do primeiro período do Curso.
1- Observação da realidade: através de visita ao PSF chamado "Pousada" no município do Conde - PB. Os acadêmicos puderam fazer um levantamento sobre a infra-estrutura/atuação do PSF, território e domicílios.
2- Pontos chaves:  realizou-se uma reunião entre os alunos e docentes, na qual foram expostos os problemas observados.
Na USF:
·                    Falta de organização dos medicamentos na farmácia, como etiquetas de identificação, separação em ordem alfabética, divisórias entre os remédios.
·                    Na sala de vacina, a geladeira posicionada de forma errada, bem como as janelas abertas e o uso de um ventilador.
·                    Uma balança infantil no meio do corredor.
·                    O repouso da equipe inativado.

No território da USF:
·                    Falta de saneamento básico.
·                    Falta de pavimentação nas ruas.
·                    Água parada.
·                    Lixões a céu aberto exalando odor fétido.
·                    Entulhos acumulados.
·                    Casas de tijolos/adobe desestruturadas.

Na visita domiciliar:
·                    Baixo grau de escolaridade, e às vezes nenhum.
·                    Condições financeiras precárias.
·                    Hipertensão Arterial, Acidente Vascular Encefálico, Hanseníase.
·                    Desinteresse sobre a saúde individual e coletiva.
·                    Falta de conhecimento sobre direitos humanos e civis.

3- Teorização – houve uma busca na literatura através de livros, revistas e publicações na internet, além do conhecimento prévio adquirido nas disciplina em sala de aula.
4- Hipóteses de solução – foram propostas algumas ações pelo grupo, tais como Reorganizar o armazenamento dos remédios e posicionar corretamente o refrigerador  da  sala de vacina; Mobilizar Associação de Moradores e o Ministério Público na busca de infra-estrutura; Implementar projetos de ações educativas na perspectiva freiriana; Acolher as famílias como processo;  Articular  a  Assistência Social; Implementar Projeto Terapêutico Singular.
5- Interdisciplinaridade da vivência - abordou de maneira interdisciplinar os conteúdos dos componentes curriculares desenvolvidos em sala de aula e os pesquisados, extra sala de aula, ligados aos aspectos filosóficos, políticos e legais da saúde, educação e sociedade.
Em Enfermagem: História, profissão e prática social, houve uma correlação a vários contextos históricos que englobam a saúde/enfermagem com a realidade observada na Unidade e na área territorial junto as famílias.
No componente, Processos de ensino-aprendizagem, interligou-se à deficiência de educação em saúde e de cidadania dos usuários do SUS, bem como com a linguagem e os saberes populares que expressam a cultura daquele local.
Quanto a Sociologia, percebeu-se que se trata de um campo descritivo, analítico e explicativo que estuda a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artístico. Na visita ao USF, bem como nos domicílios, notou-se o quanto o ser humano é social e que é a partir de seus relacionamento que se constituem a base da sociedade, que é a família.
Em Anatomia humana, os saberes da anatomia humana foram fundamentais para o estudo da morfologia e da localização anatômica dos órgãos, aparelhos e sistemas do indivíduo, contribuiu para analisarmos e distinguirmos  as situações vivenciadas, bem como para conhecermos o funcionamento do nosso próprio corpo.
No componente Citologia e Histologia,  compreendeu -se o estudo do corpo humano desde o desenvolvimento das células, formação dos órgãos. Foi tomado consciência das possíveis complicações em caso de desenvolvimento errôneo das células e devido as displicências de alguns profissionais, ou seja, falhas nos cuidados prestados, vinculando-se assim o compromisso social da nossa futura profissão.
Em relação a Português,  relacionou-se o estudo da fala e da escrita de forma culta e informal como meio de comunicação chave para um dialogo eficiente, que é determinando de acordo com o grupo social em que a pessoa se encontra.
Informática em saúde, o aprofundamento do conhecimento desta área foi de fudamental importância para o uso da internet para pesquisas, as trocas de e-mail entre os alunos e docentes, a criação de blogs, a publicação de trabalhos realizados no decorrer do curso e a compreensão das áreas de atuação, como sistemas de informação em saúde, prontuário eletrônico do Paciente, telemedicina, sistemas de apoio à decisão , processamento de sinais biológicos, processamento de imagens médicas, padronização da informação em saúde, entre outros.
Em Metodologia do estudo, compreendeu-se a estrutura de trabalhos acadêmicos, resumos, citações, artigos, bem como as normas da ABNT. Possibilitou com as idas e vindas decorrentes das orientações dos docentes, a elaboração deste trabalho de forma minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação vivenciada durante a visita na USF.
As inter relações de Filosofia e Antropologia, foram associadas com a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais que compõem uma sociedade. Verificamos que a falta de conhecimento e bem-estar social que afeta diretamente na saúde.
Conclui-se que o uso do “Arco" de Maguerez como superação da dicotomia teoria-prática favoreceu a compreensão do conhecimento acerca dos pressupostos teóricos da pedagogia problematizadora. Para Freire, desenvolver a capacidade do aluno para fazer perguntas relevantes em qualquer situação para entendê-las e ser capaz de resolvê-las adequadamente é uma das razões mais importantes da superioridade da pedagogia problematizadora sobre as de transmissão ou tradicional e condicionamento (BERBEL, 1999).
Em um mundo de mudanças rápidas, um aumento da capacidade do aluno - partícipe e agente da transformação social - para detectar problemas reais e buscar para eles soluções originais e criativas, é esperado pela sociedade. O Arco utilizado viabilizou a teoria-prática e a lógica da pedagogia problematizadora, uma vez que, não separa a transformação individual da transformação social, pela qual ela deve desenvolver-se em situação grupal.

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